Instruções de coleta: Homens

PSA

O PSA é a dosagem do “Antígeno Prostático Específico”, uma enzima produzida por uma glândula masculina, a próstata. Seu papel é o de auxiliar no diagnóstico de alterações desta glândula, precocemente. O resultado da sua dosagem deverá ser avaliado pelo médico assistente em conjunto com o exame local (toque retal), efetuado também pelo médico. Para evitarmos interferências indevidas, alguns procedimentos e atividades que possam causar compressão da próstata devem ser evitados nas 72 horas (três dias) antes da coleta de sangue: toque retal, exercício prolongado em bicicleta, relações sexuais (sexo anal passivo), sondagem uretral e similares. O intervalo necessário após exames invasivos é maior: 7 dias para ultra-som transretal, 15 dias para colonoscopia e 30 dias para biópsia da próstata. O jejum não é obrigatório.

PERFIL LIPÍDICO (COLESTEROL TOTAL, HDL – COLESTEROL e TRIGLICÉRIDES)

O Perfil Lipídico é útil para o estudo dos fatores de risco que a pessoa apresenta para doença coronariana (aterosclerose), pois é um dos fatores de risco onde pode haver atuação efetiva para sua redução. Para que as dosagens sejam confiáveis, você deve: manter a dieta e o peso estáveis por pelo menos duas semanas antes da coleta, evitar completamente o consumo de álcool nas 72 horas (três dias) antes, não realizar nenhuma atividade física vigorosa nas 24 horas que antecedem o exame. O jejum deve ser de 12 a 14 horas. Procure também fazer seu controle sempre nas mesmas condições e no mesmo laboratório e evite realizar esta avaliação nas três semanas após uma enfermidade leve ou nos três meses subseqüentes a uma doença grave (inclusive infarto do miocárdio) ou cirurgia.

ESPERMOGRAMA

Este exame é utilizado para auxiliar no estudo da fertilidade masculina. O exame deve ser coletado após um período de alguns dias sem relações sexuais nem ejaculações. Este período é de dois a cinco dias ou é determinado pelo médico. A melhor coleta do esperma é a realizada no laboratório. Em caso de impossibilidade de cumprir esta orientação, o laboratório deve ser consultado para fornecer as instruções devidas e permitir a coleta em domicílio. O pênis e as mãos devem ser bem limpos com água e sabão e enxaguados abundantemente. O material é coletado por masturbação manual, sem lubrificantes, e deve ser obtido diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. Quando a coleta não for realizada no laboratório, coloque seu nome completo, a data e o horário da coleta no frasco. O material deve ser entregue ao Laboratório dentro de 30 minutos após a coleta e até às 9:00 horas da manhã. Deve permanecer aquecido (em contato com o corpo) até este momento.

ESPERMOCULTURA

Os órgãos que vão dos testículos à uretra, algumas vezes podem sediar infecções. A cultura do esperma pode auxiliar nesta investigação. Não é necessária a abstinência sexual para este exame. A coleta ideal é a realizada no laboratório, que, contudo, pode autorizar e orientar a coleta em domicílio, em casos especiais. O pênis e as mãos devem ser bem limpos com água e sabão e enxaguados em abundância. O material é coletado por masturbação manual sem lubrificantes e deve ser obtido diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. Coloque seu nome completo, a data e o horário da coleta no frasco. O material deve ser enviado imediatamente ao laboratório, de preferência refrigerado em isopor com gelo.

URINA DE PRIMEIRO JATO E SECREÇÃO URETRAL

As vias urinárias masculinas podem sediar infecções que, habitualmente, se manifestam pelo aparecimento de secreção saída da uretra. Para investigar a causa do problema, dois materiais principais podem ser usados: a urina de primeiro jato e a secreção uretral.

A urina de primeiro jato é a primeira porção da micção, de preferência a primeira urina da manhã. Coletar um pequeno volume da primeira urina que sai, em frasco estéril, fornecido pelo laboratório. Antes de coletar, faça uma limpeza do pênis com água e sabão, puxando a pele que recobre o pênis para trás, lavando bem toda a região e enxaguando bem. A melhor coleta de urina de primeiro jato é a realizada no laboratório. Em caso de impossibilidade de cumprir esta orientação, o laboratório deve ser consultado para fornecer as instruções devidas e permitir a coleta em domicílio.

A secreção uretral deve ser coletada no laboratório, de preferência após a limpeza rigorosa do pênis, não tendo ainda a pessoa urinado pela manhã ou tendo permanecido 4 horas sem urinar. Não se deve aplicar qualquer medicamento ou substância no local e o laboratório deve ser informado sobre o uso de medicamentos.

Anotações
Jejum de ___horas.
Evitar ingerir bebidas alcoólicas por três dias.
Evitar massagem da próstata por três dias.
Evitar relações sexuais por ____ dias.
Comparecer ao laboratório sem urinar.
Medicamentos em uso: