Instruções de coleta: GERAL

Material: sangue venoso

Jejum, para exames de laboratório, significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

Jejum obrigatório de 12 horas

Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.

Jejum obrigatório de 8 horas

Ácido Úrico, Ácido Fólico, Aldolase, Amilase, Androstenediona, Aminoácidos, Calcitonina, Cálcio, Catecolaminas, Fosfatases, Fósforo, gGT, hGH — Hormônio do Cresci-mento, Glicose em Jejum, IGF-1, Insulina, Ferro e Capacidade de Ligação, Paratormônio, Prolactina, Renina, Transferrina, VDRL.

Jejum desejável de 8 horas

Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PTe PTTa) em geral.

Demais exames :

Consultar o laboratório

É aconselhável que o os seguintes exames sejam coletados até 9:00 h da manhã: ACTH, Cálcio, Cortisol, Ferro, Prolactina, TSH, Ácido Úrico.

Material: Urina para Exame de Rotina, Urocultura e Gram de Gota

Em alguns casos, a urina só poderá ser colhida no laboratório. Assim sendo, você será informado e receberá outras orientações.

Recipiente: Frasco plástico fornecido pelo laboratório.

Colher de preferência a primeira urina da manhã. Caso não seja possível, coletar a urina que tenha permanecido por pelo menos 4 horas retida na bexiga. Informe o laboratório sobre como foi realizada a coleta, em qualquer caso.

Primeiramente, realizar uma limpeza rigorosa (anti-sepsia) da região genital ( pênis ou vagina, ensaboando bem. Enxágüe com bastante água e enxugue com uma toalha limpa.

Os homens devem puxar a pele que recobre o pênis para trás e as mulheres devem separar bem os grandes lábios da vagina

Comece a urinar no vaso sanitário, fora do frasco. Após alguns segundos colha a porção média do jato urinário diretamente no frasco. Não é necessário preenchê-lo completamente (até o meio é suficiente).

Tampe, identifique com o nome completo, data e horário da coleta e leve imediatamente (dentro de uma hora) ao laboratório.A conservação deste material pode ser feita por refrigeração, mantendo o frasco em isopor com gelo até a entrega ao laboratório, caso o transporte seja superior a uma hora.

Material: Urina de 24

Nunca colete urina de períodos ( ex.: 24 horas) sem consultar previamente o laboratório, pois alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta
Recipiente: Frasco próprio

Recipiente: frasco próprio

No primeiro dia pela manhã, urine normalmente no vaso sanitário, não guardando esta urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13h)

Daí em diante, cada vez que urinar, coloque toda a urina no frasco e vá juntando sem perder nada (se o volume ultrapassar a capacidade do frasco fornecido, não perca a urina e a recolha em um frasco de água mineral bem limpo).

No dia seguinte, ao completar 24 horas (ex.: 7:13h) urine e ajunte toda essa urina ao frasco.

Note que no primeiro dia se despreza a primeira urina da manhã e no segundo dia ela é adicionada às demais.

Identificar o(s) frasco(s) com seu nome, peso, altura, datas e horários de início e término da coleta. Encaminhe o material ao laboratório imediatamente.

Material: Fezes

Exame parasitológico comum

Recipiente: frasco comum

Se o paciente não estiver apresentando diarréia, a amostra pode ser colhida em qualquer horário e conservada em geladeira até a sua entrega ao laboratório.

Defeque em um recipiente limpo de boca larga ou sobre um papel limpo. Usando uma pazinha, colher uma porção das fezes, do tamanho de uma noz, e colocar no frasco próprio.

Identifique o franco com seu nome completo e data no frasco.

Exame parasitológico com conservante (“MIF”)

Recipiente: frasco plástico com conservante

Quando o médico solicitar o “MIF”, o paciente receberá um frasco para cada amostra solicitada.

Colha, como para o exame parasitológico comum, uma amostra por frasco.

Após colocar as fezes no frasco, fechar e agitar para dissolver as fezes no líquido conservante.

Identifique o frasco com seu nome completo e data no frasco.

Coprocultura

Recipiente: fornecido pelo laboratório

Evacue em um recipiente limpo e de boca larga ou sobre um papel e recolha uma porção do material ao frasco fornecido pelo laboratório. Não conserve em geladeira

Identifique o frasco com seu nome completo e data.

Em geral, os exames de laboratório visam estudar os componentes do organismo nas condições habituais de vida da pessoa. Mudanças radicais de dieta, ingestão alcoólica, exercícios, sono e outros na véspera de exames de laboratório, podem prejudicar a interpretação dos mesmos.

Procure fazer seus exames de forma metódica, de preferência sempre no mesmo laboratório e horário, com a mesma dieta e hábitos pessoais. Assim a variação será menor.

Não utilize recipientes diferentes dos padronizados. Nunca se sabe como podem interferir no exame. O laboratório fornece os recipientes indicados para coleta de urina e de fezes.

Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais. Se preciso, leve com você as receitas médicas ou as embalagens para ajudá-lo a se lembrar. Quando em dúvida, não faça a coleta do material. Comunique-se com o laboratório.

Durante ou após a coleta de exames, podem surgir reações indesejáveis, que o laboratório não consegue evitar completamente e que não são possíveis de se prever antes. Comunique imediatamente ao laboratório qualquer mal-estar ou alteração que notar. A intercorrência mais freqüente após a coleta de sangue é o “hematoma” (mancha roxa), causada por um acúmulo de sangue saído da veia durante ou após a coleta sob a pele.

Evite isto comprimindo bem o local por cinco minutos e não fazendo força muscular no braço no dia da coleta. Caso aconteça, use compressa fria durante as primeiras 24 horas e compressa morna do segundo dia em diante até não sentir mais desconforto.

Pode-se também ingerir o analgésico comum de costume caso haja dor excessiva. O hematoma desaparece em poucas semanas e geralmente não traz problemas maiores. Caso a ocorrência de um hematoma preocupe você, entre em contato com o laboratório.

O laboratório conta com a sua colaboração para a realização de seus exames com a maior confiabilidade possível.